27 de agosto de 1989

COLETA SELETIVA DE LIXO

Luiza Erundina inaugura o projeto da Coleta Seletiva de Lixo em São Paulo. O Parque Ibirapuera, na zona sul, ganha latões vermelhos e verdes. Nos primeiros, os usuários devem depositar plásticos, compinhos, latas, garrafas, papel e outros materiais secos, para serem reciclados. Os latões verdes servem para o chamado lixo úmido, formado por cascas de frutas e restos de comida em geral.

GUARDA CIVIL ATIRA PARA DEFESA, NÃO MAIS PARA ELIMINAR BANDIDO

A Guarda Civil Metropolitana institui programa de tiro de defesa. Treina guardas civis a só usar armas de fogo em caso de extrema necessidade e, mesmo assim, apenas com o objetivo de imobilizar o inimigo – alvejando-o em braços e pernas, para dominá-lo – ao invés de acertar a cabeça ou coração, produzindo ferimentos fatais. Eis a íntegra do documento Novo conceito de tiro de defesa, divulgando pelo coordenador da Guarda Civil, coronel Vicente Sylvestre.

“Em meio à crescente violência  que vem grassando no seio da sociedade brasileira, a Guarda Civil Metropolitana entendeu implantar um novo conceito de tiro de defesa, visando, com este propósito, enfrentar a aludida violência.

O novo conceito de tiro de defesa poderá parecer contraditório em face da tal violência, entretanto, visa combater o potencial de violência de que é o portador boa parte dos candidatos à função policial. Os candidatos trazem uma informação distorcida da função a que se propõem abraçar, no que tange ao uso de arma de fogo. Trazem eles informações negativas, passadas por filmes policiais violentos, onde o uso da arma de fogo caracteriza sempre abuso, imprudência e heroísmo irreal.

No propósito de esvaziar a referida formação negativa, o novo conceito pedagógico de tiro de defesa, abandona a antiga silhueta de meio corpo, alvo de tiro, devidamente pontuada, estimulando o treinamento a atingir  a área do coração (sete pontos), cabeça (cinco pontos) etc. Não se leva em conta que se está treinando alguém para eliminar vidas humanas , pois o alvo enquadra-se em regiões que alojam órgãos vitais. Psicologicamente o impacto contribui para robustecer o uso negativo da arma de fogo. O profissional policial não pode assumir a condição de justiceiro.

O novo conceito de tiro de defesa, adotado na Guarda Civil Metropolitana, apresenta ao treinando uma silhueta de corpo inteiro e tronco e cabeças são apresentados num campo vermelho, que o treinando não poderá atingir. Se isto acontecer, terá ponto negativo. O novo conceito estimula a preservação da vida e prepara um atirador melhor e mais eficiente, visto que o campo de tiro diminui sensivelmente: braços e pernas apresentam um espaço mais restrito. Este novo conceito visa imobilizar o antagonista, ferindo-lhe pernas e braços, ação esta sempre praticada sob manto da lei.”

About Agenda da Prefeita

Através deste blog, você irá relembrar o mandato da primeira mulher a ser prefeita de São Paulo e sua administração democrática.
This entry was posted in Coleta Seletiva, GCM, Meio Ambiente and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to 27 de agosto de 1989

  1. josé carlos salvagni says:

    Gostei desse lembrete. Aquele governo foi sabotado à direita e à esquerda, inclusive dentro, no PT. Bom lembrar o que se fez de inovador, apesar de tudo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s