10 de novembro de 1989

COORDENADORIA ESPECIAL COMBATE DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER

Luiza Erundina assina decreto e cria a Coordenação Especial da Mulher. O novo órgão, com a finalidade de formular, coordenar e acompanhar políticas e diretrizes, deve desenvolver projetos de combate à discriminação sexual, e defender os direitos da mulher, nos seguintes níveis: trabalho doméstico, relações trabalhistas, profissionalização, sexualidade, reprodução, violência sexual e doméstica e serviços públicos, como saúde, educação e creche.

Outro evento ocorrido neste dia:

A Secretaria de Educação divulga balanço de 10 meses de governo do PT. A atuação concentrou-se na reorientação curricular, implementação de nova proposta pedagógica e recuperação da infra-estrutura. Foram concluídas as reformas de 26 escolas, e outras 24 estão em andamento. A Prefeitura comprou materiais para equipar a rede de ensino, e concluiu a construção de 10 escolas novas. Outras nove estão em obras. Íntegra da apresentação do balanço, assinada pelo secretário Paulo Freire:

“Desde janeiro de 1989, estamos trabalhando para trasnformar as escolas municipais em centros de criatividade, onde se ensine e se aprende com alegria.

Não pretendo afirmar com isso que um processo educativo sério e de boa qualidade já não existisse em muitas de nossas escolas. É preciso, porém, que este clima se generalize, através da confluência de um sem número de fatores.

Salários decentes, garantia de aperfeiçoamento constante aos professores, escolas conservadas, agilização das medidas burocráticas indispensáveis ao bom funcionamento das escolas – são consições sem as quais as metas educativas não podem ser atingidas.

Uma nova proposta pedagógica – um novo espírito – é fundamental, mas não basta. A escola não é só espírito, é corpo também. É difícil falar da boniteza do processo de conhecer a alunos e professores que trabalham em salas de aula invadidas pela chuva e pelo vento.

Assim, nestes primeiros 10 meses de administração, procuramos tratar do corpo e da alma da escola municipal. Com a participação ativa das entidades sindicais, professores, alunos, funcionários, muito já foi conseguido. O saldo é positivo.

É assim, através do trabalho coletivo, que iremos construindo a escola popular e democrática.”

Advertisements

About Agenda da Prefeita

Através deste blog, você irá relembrar o mandato da primeira mulher a ser prefeita de São Paulo e sua administração democrática.
This entry was posted in Educação, Gênero, Inauguração, Mulher, Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s