AUDIÊNCIA PÚBLICA INTRODUZ NOVO JEITO DE FAZER POLÍTICA
Os jornais publicam entrevistas com Luiza Erundina sobre o balanço dos 100 dias de governo do PT e o dossiê Jânio Quadros. A prefeita falou à “Folha de S. Paulo”:
“Havia um descaso, um descuido total em relação a custos e despesas na Prefeitura, num festival das compras, além de haver casos sérios de cossupção. E a impressão que a gente tem, a avaliação que a gente faz, é a de que, intencionalmente, a administração anterior deixou a Prefeitura dessa forma, nesse caos, visando inviabilizar essa administração nos seus primeiros meses.”
Luiza Erundina determina a instauração de várias sindicâncias para apurar responsabilidades, sobre as irregularidades cometidas na gestão anterior. Ela está anulando uma série de decisões de Jânio Quadros, incompatíveis com a moralidade no trato da coisa pública, e diz que punirá os funcionários públicos envolvidos. Por fim, acusa o governo o Estado de descuidar – atualmente – da fiscalização e do controle do trânsito na cidade, diminuindi o número de policiais nas ruas. Com ironia, afirma:
“Será que essas viaturas e quipamentos ficaram estragados em tão pouco tempo? Os policiais ficaram sem fardamento e equipamento para fazer a fiscalização do trânsito só depois que eu assumi? A impressão que a gente tem pelas críticas e pela própria posição da imprensa é que tudo estava às mil maravilhas no governo Jânio e em 100 dias a gente conseguiu transformar isso num caos. É exatamente o inverso. E é a Polícia Militar que não está cumprindo integralmente a sua parte na relação com a Prefeitura em termos de controle de trânsito.”